Docentes

 

Docentes

Na área da Formação de Professores um total de 41 professores obtiveram a sua Certificação como Professores de Dança Clássica.
Dos vários alunos que seguiram estudos superiores a nível da dança e/ou se profissionalizaram como bailarinos ou coreógrafos destacam-se os nomes da Lígia Teixeira, Rafaela Salvador e Ricardo Machado, jovens com presença assídua em vários palcos com projectos próprios ou incluídos no elenco de companhias nacionais de renome.
 
 
 

Rui Donas

Diretor e Pianista Acompanhador
Frequentou os seguintes Cursos: Pedagogia Musical (Porto), para Pianistas e Professores de Dança (Barcelona e Porto), Reciclagem para Pianistas Acompanhadores de Técnica de Dança Clássica (Lisboa e Londres) e Pós-Graduação em Gestão Cultural (Oporto Business School).
Desde 1978 acompanha regularmente exames, seminários e cursos da R. A. D. Em 1998 foi acompanhador convidado do Focus on Dance Internacional Easter Course, Surrey e em 2009 do Dance Algarve em Lagos.
Fundou em 1986 a Academia de Música e Bailado de Guimarães, onde leccionou “Música para Dança” no Curso de Formação de Professores de 1992 a 2006. Trabalhou de 1992 a 2011 com crianças de Infantários nas áreas de Música, Expressao Dramática e Movimento.
De 1995 a 2004 foi Director Artístico da “Semana da Dança de Guimarães". Foi também director artístico do Festival de Música “Encontros da Primavera” e dos “Cursos Internacionais de Música de Guimarâes”.
Desde 2002, trabalha com Maurizio Padovam na área da Dança Renascentista e coordena o Centro de Estudos de Dança Antiga.
 
 
 

Helena Sousa

Professora de Ballet Clássico, Modern’Jazz, Dança Criativa e Dança Antiga
Concluiu em 1992 o Teaching Diploma da Royal Academy of Dance (RAD). Em 1994 completa como executante os D.E.S. nas variantes de Classical Dance (Romântico) e Character Dance (Russo, Húngaro, Polaco e Romeno) da RAD.
Teve formação profissional em Dança Clássica, Música, Modern’Jazz, Expressão Dramática, Dança Criativa, Notação de Movimento e Contemporâneo. Na área de Interpretação Teatral, Figurinos, Adereços e Construção de Máscaras, deu a sua colaboração técnica na montagem de várias peças de Teatro.
Entre 1992 e 2012 trabalhou em berçários e creches dando aulas de “Estimulação Musical” e em Jardins de Infância leccionando “Música e Movimento”.
Na sua formação em Dança Antiga trabalha regularmente com o Prof. Maurizio Padovan desde 2002. Desde 2008 trabalha regularmente no Serviço Educativo do Paço dos Duques, orientando workshops de Dança Antiga para crianças, jovens e adultos.
No âmbito da Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012 participou nas várias apresentações da Outra Voz e colaborou ativamente no Krisis fazendo parte do espetáculo de encerramento da comunidade “Então ficamos”.

 
 
 

Luísa Ferreira

Professora de Ballet RAD, Barra no Solo e Reportório Clássico
Iniciou o seu percurso na dança aos cinco anos em ballet clássico e ao longo da sua formação foi introduzindo outros estilos de dança tais como Modern Jazz, Contemporâneo e sapateado.
Como bailarina fez espetáculos como o Cores – Espetáculo de dança contemporânea (2010) coreografado por Gil Neto e em 2012 fez parte da companhia de dança Stepway Performances integrando várias atuações em eventos e videodanças. Nesse mesmo ano começou o seu percurso no ensino da dança como professora de ballet assistente no Estúdio de Dança Margarida Valle, sendo que em 2015 tornou-se professora certificada pela Royal Academy of Dance (RAD).
Em 2017 concluiu o mestrado em Educação de Infância e Ensino do 1º Ciclo pelo Instituo Politécnico do Porto, tornou-se professora certificada de Progressing Ballet Tecnique e, mais recentemente, obteve certificação para lecionar o método de ballet clássico australiano – Classical Dance Australia.
Atualmente, leciona iniciação à dança, ballet RAD, barra no solo e repertório Clássico.

 
 
 

Ana Dora Borges

Professora de Contemporâneo, Condicionamento Físico e Dança Criativa
Licenciada em Aconselhamento Psicossocial, com a monografia “Corpo terapêutico – terapia do movimento para distúrbios psicossociais”. Formação profissional em Técnicas de Dança na Comunidade e Pesquisa e Criação Coreográfica, ambas pelo Fórum Dança. Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica, pela Companhia Instável. De destacar também o I workshop Internacional de Afro Contemporâneo, na École des Sables (Senegal), onde se aproximou da Técnica Acogny e o Candoco International SummerLab (Inglaterra), onde desenvolveu métodos de composição, a partir do método Tuning Scores de Lisa Nelson, sob a orientação de Anouk Llaurens. Interessa-se pelo cruzamento de saberes, práticas, metodologias e pessoas, mantendo-se activa na procura e encontro de diferentes experiências, na área da performance, dança e movimento.
Preocupações conceituais e filosóficas, relações interpessoais, coreografia intercultural, relação coreográfica com diversas disciplinas, ambientes educacionais e terapêuticos têm incentivado uma atitude de pesquisa constante, que permitam uma aprendizagem continuada ao longo da vida.
Práticas Inclusivas em Dança e Movimento têm sido o seu foco de atenção
Frequenta a Pós-Graduação em Dança Contemporânea, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Porto) para consolidar as suas experiências
 
 
 

Inês Donas

Professora Adjunta de Dança Criativa e Ballet Clássico

Iniciou-se na dança aos quatro anos de idade na Academia de Bailado de Guimarães, tendo começado com ballet clássico e posteriormente frequentou aulas de Moderno, Jazz, Hip-Hop, Danças de Salão e Contemporâneo.
Participou nos espetáculos de dança da Academia de Bailado de Guimarães desde os 5 anos de idade e fez exames de Grades da Royal Academy of Dance até ao Grade 7 e Exames de Vocacionais até ao “Intermediate”.
Nos anos 2007, 2009 e 2011 participou nos Festivais de Folklore I Dansa da Fira d'Igualada, realizados no Teatre Municipal de L'Ateneu em Igualada, Espanha.
Em 2012 participou no Espetáculo “Nature sur Nature” de Rafaela Salvador apresentado no Teleférico de Guimarães e ainda no “Então Ficamos”, espetáculo que encerrou a Capital Europeia da Cultura 2012;
Em 2014 coreografou e dançou no “5º Império ou a História de Pedro, Inês e Sebastião” trabalho realizado para o Festival de Teatro Gil Vicente apresentada no CCVF em Guimarães;
Em 2017 participou no Espetáculo comemorativo dos 30 anos de Dança da Academia de Bailado como Bailarina Convidada onde apresentou a peça “F.O.C.O.”. Ainda no mesmo ano, dançou no Espetáculo final do Easter Dance Week de Fafe, orientado por António Cabrita.
No ano seguinte (2018), concluiu a licenciatura em Dança na Escola Superior de Dança, em Lisboa.
Atualmente, leciona iniciação em dança.

 
 
 

Maria Soares

Professora de Contemporâneo, Condicionamento Físico e Dança Criativa
Trabalhou profissionalmente como bailarina e performer com nomes como Laurence Yadi e Nicolas Cantillon, Victor Hugo Pontes, Lara Russo, Eduardo Torroja e Nuno Preto.
Em 2017 iniciou uma colaboração com Carminda Soares com a criação de Ou um quase poema. [um fragmento], inserido no ciclo Palcos Instáveis, que teve coprodução do Teatro Municipal do Porto e da Companhia Instável e residências artísticas na Companhia Instável e na Leggere Strutture (Bologna). Em 2016, criou Apontamentos sobre o disforme e meia-noite em parceria com Chiara Zompa e Carminda Soares no âmbito do FAICC e apresentado no Teatro Campo Alegre, Porto.

A par do seu percurso como bailarina, é também professora de dança contemporânea.

Na sua formação em dança, destaca o programa profissional de dança contemporânea Art Factory International (Bologna) que frequentou com o apoio da Fundação GDA, e também a Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica da Companhia Instável.
É mestre em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas pela Universidade do Minho.

 
 

Maurizio Padovan

Professor de Danças Históricas (séc. XV-XIX)
Músico, professor de dança e investigador, é um dos mais qualificados e notáveis historiadores de dança do panorama internacional. Foi docente de “História da dança e da música para dança” na Faculdade de Musicologia da Universidade de Cremona-Pavia (Itália).
Participou em numerosos convénios internacionais e deu cursos de dança renascentista e seminários de música e dança em escolas e instituições didáticas.
 
 
 

Contacte-nos