Docentes

Docentes

Na área da Formação de Professores um total de 41 professores obtiveram a sua Certificação como Professores de Dança Clássica.

Dos vários alunos que seguiram estudos superiores a nível da dança e/ou se profissionalizaram como bailarinos ou coreógrafos destacam-se os nomes da Lígia Teixeira, Rafaela Salvador e Ricardo Machado, jovens com presença assídua em vários palcos com projectos próprios ou incluídos no elenco de companhias nacionais de renome.


Rui Donas

Diretor e Pianista Acompanhador


Frequentou os seguintes Cursos: Pedagogia Musical (Porto), para Pianistas e Professores de Dança (Barcelona e Porto), Reciclagem para Pianistas Acompanhadores de Técnica de Dança Clássica (Lisboa e Londres) e Pós-Graduação em Gestão Cultural (Oporto Business School).

Desde 1978 acompanha regularmente exames, seminários e cursos da R. A. D. Em 1998 foi acompanhador convidadodo Focus on Dance Internacional Easter Course, Surrey e em 2009 doDance Algarve em Lagos.

Fundou em 1986 a Academia de Música e Bailado de Guimarães, onde leccionou “Música para Dança” no Curso de Formação de Professores de 1992 a 2006. Trabalhou de 1992 a 2011 com crianças de Infantários nas áreas de Música, Expressao Dramática e Movimento.

De 1995 a 2004 foi Director Artístico da “Semana da Dança de Guimarães". Foi também director artístico do Festival de Música “Encontros da Primavera” e dos “Cursos Internacionais de Música de Guimarâes”.

Desde 2002, trabalha com Maurizio Padovam na área da Dança Renascentista e coordena o Centro de Estudos de Dança Antiga.

Helena Sousa

Professora de Ballet Clássico, Modern’Jazz, Dança Criativa e Dança Antiga


Concluiu em 1992 o Teaching Diploma da Royal Academy of Dance (RAD). Em 1994 completa como executante os D.E.S. nas variantes de Classical Dance (Romântico) e Character Dance (Russo, Húngaro, Polaco e Romeno) da RAD.

Teve formação profissional em Dança Clássica, Música, Modern’Jazz, Expressão Dramática, Dança Criativa, Notação de Movimento e Contemporâneo. Na área de Interpretação Teatral, Figurinos, Adereços e Construção de Máscaras, deu a sua colaboração técnica na montagem de várias peças de Teatro.

Entre 1992 e 2012 trabalhou em berçários e creches dando aulas de “Estimulação Musical” e em Jardins de Infância leccionando “Música e Movimento”.

Na sua formação em Dança Antiga trabalha regularmente com o Prof. Maurizio Padovan desde 2002. Desde 2008 trabalha regularmente no Serviço Educativo do Paço dos Duques, orientando workshops de Dança Antiga para crianças, jovens e adultos.

No âmbito da Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012 participou nas várias apresentações da Outra Voz e colaborou ativamente no Krisis fazendo parte do espetáculo de encerramento da comunidade “Então ficamos”.

Inês Sousa

Professora Adjunta de Dança Criativa e Ballet Clássico


Iniciou-se na dança aos quatro anos de idade na Academia de Bailado de Guimarães, tendo começado com ballet clássico e posteriormente frequentou aulas de Moderno, Jazz, Hip-Hop, Danças de Salão e Contemporâneo.

Participou nos espetáculos de dança da Academia de Bailado de Guimarães desde os 5 anos de idade e fez exames de Grades da Royal Academy of Dance até ao Grade 7 e Exames de Vocacionais até ao “Intermediate”.

Nos anos 2007, 2009 e 2011 participou nos Festivais de Folklore I Dansa da Fira d'Igualada, realizados no Teatre Municipal de L'Ateneu em Igualada, Espanha.

Em 2012 participou no Espetáculo “Nature sur Nature” de Rafaela Salvador apresentado no Teleférico de Guimarães e ainda no “Então Ficamos”, espetáculo que encerrou a Capital Europeia da Cultura 2012;

Em 2014 coreografou e dançou no “5º Império ou a História de Pedro, Inês e Sebastião” trabalho realizado para o Festival de Teatro Gil Vicente apresentada no CCVF em Guimarães;

Em 2017 participou no Espetáculo comemorativo dos 30 anos de Dança da Academia de Bailado como Bailarina Convidada onde apresentou a peça “F.O.C.O.”. Ainda no mesmo ano, dançou no Espetáculo final do Easter Dance Week de Fafe, orientado por António Cabrita.

No ano seguinte (2018), concluiu a licenciatura em Dança na Escola Superior de Dança, em Lisboa.

Atualmente, leciona iniciação em dança.

Sara Xavier

Início do percurso na dança aos 4 anos, com aulas de ballet. Licenciada pela Escola Superior de Dança em 2017, com participação nos programas Vasco Da Gama na ESMAE, Porto e Erasmus no Konzervator Duncan Centre em Praga, República Checa


Em Agosto de 2019 é aceite no Summer Intensive com a Batsheva Dance Company em Tel Avive, Israel.


Foi voluntária no Festival Andanças e participou em workshops e masterclasses com vários coreógrafos e companhias, tais como David Zambrano, Akram Khan, Wayne McGregor, Peeping Tom, Companhia Wang Ramirez, entre outros.


Em 2020 obteve o certificado em Progressing Ballet Technique.


Com o apoio do Município de Guimarães criou e interpretou o espetáculo HABITA(R)TE, apresentado em Julho de 2021 no jardim do Museu Alberto Sampaio. Em 2023 o vídeo-dança LAR, com os utentes da Venerável Ordem Terceira de S. Domingos.


Profissionalmente leciona desde 2017 ballet e dança contemporânea em escolas de Chaves e Guimarães.

Roberto Mendes

Professor de Hip-hop / Danças Urbanas


Roberto Mendes (Guimarães,1992) frequentou o Balleteatro Contemporâneo do Porto.

Membro dos Momentum Crew, compete regularmente em competições nacionais e internacionais tendo alcançado títulos de destaque e pódios mundiais tais como, primeiro lugar na “Battle Pro 2016” em Marselha-França, terceiro lugar na “Freestyle Session” em Los Angeles-Estados Unidos entre outros. A nível nacional obteve o terceiro lugar no Campeonato Nacional de Breaking 1vs1 em 2018 e o segundo lugar em 2019.

Bailarino/intérprete em espetáculos de destaque como "Al mada Nada" de Ricardo Pais (Teatro nacional de São João) e "M.O.M.E.N.T.U.M" de Max Oliveira (Festival de La Mercè-Barcelona), entre outros.

É também formador nacional e internacional

Maurizio Padovan

Professor de Danças Históricas (séc. XV-XIX)


Músico, professor de dança e investigador, é um dos mais qualificados e notáveis historiadores de dança do panorama internacional. Foi docente de “História da dança e da música para dança” na Faculdade de Musicologia da Universidade de Cremona-Pavia (Itália).


Participou em numerosos convénios internacionais e deu cursos de dança renascentista e seminários de música e dança em escolas e instituições didáticas.

Marcela Wanderley

Terapeuta da Fala

Centro de Recursos para Inclusão - Acompanhamento de crianças e jovens em contexto escolar.

Áreas: Comunicação, leitura e escrita, fala e linguagem.


Terapeuta da Fala

Professora de Estética Vocal - Teatro Musical Área: Voz artística - Aprimoramento e condicionamento vocal


Terapeuta da Fala

Avaliação e Intervenção terapêutica - Crianças e jovens com PEA.

Desenvolvimento de ações de formação na escola para Pais.

Participação em projetos e oradora em eventos sobre autismo..


Terapeuta da Fala

Avaliação e Intevenção terapêutica de crianças. jovens e adultos, nas perturbações da comunicação, da fala, da linguagem, voz e alterações miofuncionais


Terapeuta da Fala

Docente da Pós-Graduação de Motricidade Orofacial Unidade Curricular: Temas Aprofundados I Actuação Terapêutica nos Distúrbios da Respiração Terapeuta da Fala Formadora na área da Motricidade Orofacial

João Rocha

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Professor de Teatro Musical em Academia de Bailado de Guimarães

Professor de Piano em Colégio Internato dos Carvalhos, Vila Nova de Gaia

Professor de Musicalização para a Terceira Idade em Lar Centro Social de Ferreiros, Braga


Fazer uso da música para atingir vários benefícios, como:

Restabelicimento do rítmo da marcha

Estimulação da fala

Aumento da criatividade

Aumento de força e consciência corporal

Diminuição dos sintomas de depressão

Redução dos níveis de stress

etc..


Professor de Musicalização Infantil em CISDEC - Centro Integrado de Saúde Desenvolvimento Educação e Cultura, Guimarães

Desenvolvimento de Oficinas Musicais para Bebés

Desenvolvimento de Oficinas Musicais para Crianças do 1º e 2º Ciclo

Estas oficinas visam potencializar e desenvolver na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional, entre outras.

Utilizando várias dinâmicas e processos de aprendizagem, a médio e longo prazo, para fortalecer

o desenvolvimento auditivo e cognitivo das crianças.

Share by: