Docentes

 
 
 
 

Docentes

 
Na área da Formação de Professores um total de 41 professores obtiveram a sua Certificação como Professores de Dança Clássica.
Dos vários alunos que seguiram estudos superiores a nível da dança e/ou se profissionalizaram como bailarinos ou coreógrafos destacam-se os nomes da Lígia Teixeira, Rafaela Salvador e Ricardo Machado, jovens com presença assídua em vários palcos com projectos próprios ou incluídos no elenco de companhias nacionais de renome.
 
 
 
 
 

Rui Donas

 
Diretor e Pianista Acompanhador
Frequentou os seguintes Cursos: Pedagogia Musical (Porto), para Pianistas e Professores de Dança (Barcelona e Porto), Reciclagem para Pianistas Acompanhadores de Técnica de Dança Clássica (Lisboa e Londres) e Pós-Graduação em Gestão Cultural (Oporto Business School).
Desde 1978 acompanha regularmente exames, seminários e cursos da R. A. D. Em 1998 foi acompanhador convidado do Focus on Dance Internacional Easter Course, Surrey e em 2009 do Dance Algarve em Lagos.
Fundou em 1986 a Academia de Música e Bailado de Guimarães, onde leccionou “Música para Dança” no Curso de Formação de Professores de 1992 a 2006. Trabalhou de 1992 a 2011 com crianças de Infantários nas áreas de Música, Expressao Dramática e Movimento.
De 1995 a 2004 foi Director Artístico da “Semana da Dança de Guimarães". Foi também director artístico do Festival de Música “Encontros da Primavera” e dos “Cursos Internacionais de Música de Guimarâes”.
Desde 2002, trabalha com Maurizio Padovam na área da Dança Renascentista e coordena o Centro de Estudos de Dança Antiga.
 
 
 
 
 
 
 

Helena Sousa

 
Professora de Ballet Clássico, Modern’Jazz, Dança Criativa e Dança Antiga
Concluiu em 1992 o Teaching Diploma da Royal Academy of Dance (RAD). Em 1994 completa como executante os D.E.S. nas variantes de Classical Dance (Romântico) e Character Dance (Russo, Húngaro, Polaco e Romeno) da RAD.
Teve formação profissional em Dança Clássica, Música, Modern’Jazz, Expressão Dramática, Dança Criativa, Notação de Movimento e Contemporâneo. Na área de Interpretação Teatral, Figurinos, Adereços e Construção de Máscaras, deu a sua colaboração técnica na montagem de várias peças de Teatro.
Entre 1992 e 2012 trabalhou em berçários e creches dando aulas de “Estimulação Musical” e em Jardins de Infância leccionando “Música e Movimento”.
Na sua formação em Dança Antiga trabalha regularmente com o Prof. Maurizio Padovan desde 2002. Desde 2008 trabalha regularmente no Serviço Educativo do Paço dos Duques, orientando workshops de Dança Antiga para crianças, jovens e adultos.
No âmbito da Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012 participou nas várias apresentações da Outra Voz e colaborou ativamente no Krisis fazendo parte do espetáculo de encerramento da comunidade “Então ficamos”.

 
 
 
 
 
 
 

Luísa Ferreira

 
Professora de Ballet RAD, Barra no Solo e Reportório Clássico
Iniciou o seu percurso na dança aos cinco anos em ballet clássico e ao longo da sua formação foi introduzindo outros estilos de dança tais como Modern Jazz, Contemporâneo e sapateado.
Como bailarina fez espetáculos como o Cores – Espetáculo de dança contemporânea (2010) coreografado por Gil Neto e em 2012 fez parte da companhia de dança Stepway Performances integrando várias atuações em eventos e videodanças. Nesse mesmo ano começou o seu percurso no ensino da dança como professora de ballet assistente no Estúdio de Dança Margarida Valle, sendo que em 2015 tornou-se professora certificada pela Royal Academy of Dance (RAD).
Em 2017 concluiu o mestrado em Educação de Infância e Ensino do 1º Ciclo pelo Instituo Politécnico do Porto, tornou-se professora certificada de Progressing Ballet Tecnique e, mais recentemente, obteve certificação para lecionar o método de ballet clássico australiano – Classical Dance Australia.
Atualmente, leciona iniciação à dança, ballet RAD, barra no solo e repertório Clássico.

 
 
 
 
 
 
 

Inês Donas

 
Professora Adjunta de Dança Criativa e Ballet Clássico

Iniciou-se na dança aos quatro anos de idade na Academia de Bailado de Guimarães, tendo começado com ballet clássico e posteriormente frequentou aulas de Moderno, Jazz, Hip-Hop, Danças de Salão e Contemporâneo.
Participou nos espetáculos de dança da Academia de Bailado de Guimarães desde os 5 anos de idade e fez exames de Grades da Royal Academy of Dance até ao Grade 7 e Exames de Vocacionais até ao “Intermediate”.
Nos anos 2007, 2009 e 2011 participou nos Festivais de Folklore I Dansa da Fira d'Igualada, realizados no Teatre Municipal de L'Ateneu em Igualada, Espanha.
Em 2012 participou no Espetáculo “Nature sur Nature” de Rafaela Salvador apresentado no Teleférico de Guimarães e ainda no “Então Ficamos”, espetáculo que encerrou a Capital Europeia da Cultura 2012;
Em 2014 coreografou e dançou no “5º Império ou a História de Pedro, Inês e Sebastião” trabalho realizado para o Festival de Teatro Gil Vicente apresentada no CCVF em Guimarães;
Em 2017 participou no Espetáculo comemorativo dos 30 anos de Dança da Academia de Bailado como Bailarina Convidada onde apresentou a peça “F.O.C.O.”. Ainda no mesmo ano, dançou no Espetáculo final do Easter Dance Week de Fafe, orientado por António Cabrita.
No ano seguinte (2018), concluiu a licenciatura em Dança na Escola Superior de Dança, em Lisboa.
Atualmente, leciona iniciação em dança.

 
 
 
 
 
 

Maria Soares

 
Professora de Contemporâneo, Condicionamento Físico e Dança Criativa
Trabalhou profissionalmente como bailarina e performer com nomes como Laurence Yadi e Nicolas Cantillon, Victor Hugo Pontes, Lara Russo, Eduardo Torroja e Nuno Preto.
Em 2017 iniciou uma colaboração com Carminda Soares com a criação de Ou um quase poema. [um fragmento], inserido no ciclo Palcos Instáveis, que teve coprodução do Teatro Municipal do Porto e da Companhia Instável e residências artísticas na Companhia Instável e na Leggere Strutture (Bologna). Em 2016, criou Apontamentos sobre o disforme e meia-noite em parceria com Chiara Zompa e Carminda Soares no âmbito do FAICC e apresentado no Teatro Campo Alegre, Porto.

A par do seu percurso como bailarina, é também professora de dança contemporânea.

Na sua formação em dança, destaca o programa profissional de dança contemporânea Art Factory International (Bologna) que frequentou com o apoio da Fundação GDA, e também a Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica da Companhia Instável.
É mestre em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas pela Universidade do Minho.

 
 
 
 
 

Roberto Mendes

 
Professor de Hip-hop / Danças Urbanas
Roberto Mendes (Guimarães,1992) frequentou o Balleteatro Contemporâneo do Porto.
Membro dos Momentum Crew, compete regularmente em competições nacionais e internacionais tendo alcançado títulos de destaque e pódios mundiais tais como, primeiro lugar na “Battle Pro 2016” em Marselha-França, terceiro lugar na “Freestyle Session” em Los Angeles-Estados Unidos entre outros. A nível nacional obteve o terceiro lugar no Campeonato Nacional de Breaking 1vs1 em 2018 e o segundo lugar em 2019.
Bailarino/intérprete em espetáculos de destaque como "Al mada Nada" de Ricardo Pais (Teatro nacional de São João) e "M.O.M.E.N.T.U.M" de Max Oliveira (Festival de La Mercè-Barcelona), entre outros.
É também formador nacional e internacional.
 
 
 
 
 

Maurizio Padovan

 
Professor de Danças Históricas (séc. XV-XIX)
Músico, professor de dança e investigador, é um dos mais qualificados e notáveis historiadores de dança do panorama internacional. Foi docente de “História da dança e da música para dança” na Faculdade de Musicologia da Universidade de Cremona-Pavia (Itália).
Participou em numerosos convénios internacionais e deu cursos de dança renascentista e seminários de música e dança em escolas e instituições didáticas.
 
 
 
 
 

Marcela Wanderley

 
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL EM PORTUGAL

Terapeuta da Fala
Centro de Recursos para Inclusão - Acompanhamento de crianças e jovens em contexto escolar.
Áreas: Comunicação, leitura e escrita, fala e linguagem.

Terapeuta da Fala
Professora de Estética Vocal - Teatro Musical Área: Voz artística - Aprimoramento e condicionamento vocal

Terapeuta da Fala
Avaliação e Intervenção terapêutica - Crianças e jovens com PEA.
Desenvolvimento de ações de formação na escola para Pais.
Participação em projetos e oradora em eventos sobre autismo..

Terapeuta da Fala
Avaliação e Intevenção terapêutica de crianças. jovens e adultos, nas perturbações da comunicação, da fala, da linguagem, voz e alterações miofuncionais

Terapeuta da Fala

Docente da Pós-Graduação de Motricidade Orofacial Unidade Curricular: Temas Aprofundados I Actuação Terapêutica nos Distúrbios da Respiração Terapeuta da Fala Formadora na área da Motricidade Orofacial

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Ana Sandrina Simões

 
HABILITAÇÕES ARTÍSTICAS
Licenciatura em Teatro na Universidade do Minho.

FORMAÇÃO ARTÍSTICA
Aulas de canto e técnica vocal com Maria Anadon.
Curso de Teatro Físico e Formação de Actores na EVOÉ - Escola de Actores, Lisboa.
Workshop de Teatro Musical com Will e Martin Gallagher (30h).
Oficina de improvisação orientada por Emílio Gomes.
Workshop de Teatro “A Voz é um gesto” dirigido por Ana Madureira e Vahan Kerovpyan.
Oficina de improvisação orientada por Daniel Macedo Pinto.
Integração na turma “Iniciação Teatral - Adultos” promovida pelo Teatro Oficina.

ESPETÁCULOS/PERFORMANCE
“Drops of Memory” de João de Guimarães.
“Sobre Letras” de Ana Sandrina.
“13” Contadora de Estórias.
“O Afaiatinho” Contadora de Estórias e Teatro Físico. Encenação de Carolina
Freitas e Ana Sandrina.
“Plataforma de Oz”, teatro físico, direcção de Pablo Fernando.
“Melo Mime”, direcção de Pablo Fernando.
“Antígona” de Sófocles, adaptação e encenação de Tereza Arcanjo.
“A noite de Natal” de Raul Brandão, com encenação de Manuel Tur.
“Citânia Viva”, encenação de Bruno Laborinho.
“As Criadas” de Jean Genet, com encenação de Afonso Fonseca.
“Noites de Impro” promovidas pelo Teatro Oficina, onde improvisar é a
palavra de ordem, com a Formação de Emílio Gomes.
“A Gaivota” de Anton Tchekhov, apresentação final da Turma de Iniciação
Teatral-Adultos, promovida pelo Teatro Oficina.
“A Bela Adormecida e Outras Histórias” Baseado no texto de Robert Walser,
com encenação de António Pires.
“Sonho de um Anjo” parceria com o Museu de Alberto Sampaio a partir da
exposição “Angelorum”, com encenação de André Nof.

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João Rocha

 
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Professor de Teatro Musical em Academia de Bailado de Guimarães
Professor de Piano em Colégio Internato dos Carvalhos, Vila Nova de Gaia
Professor de Musicalização para a Terceira Idade em Lar Centro Social de Ferreiros, Braga

Fazer uso da música para atingir vários benefícios, como:
Restabelicimento do rítmo da marcha
Estimulação da fala
Aumento da criatividade
Aumento de força e consciência corporal
Diminuição dos sintomas de depressão
Redução dos níveis de stress
etc..

Professor de Musicalização Infantil em CISDEC - Centro Integrado de Saúde Desenvolvimento Educação e Cultura, Guimarães
Desenvolvimento de Oficinas Musicais para Bebés
Desenvolvimento de Oficinas Musicais para Crianças do 1º e 2º Ciclo
Estas oficinas visam potencializar e desenvolver na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional, entre outras.
Utilizando várias dinâmicas e processos de aprendizagem, a médio e longo prazo, para fortalecer
o desenvolvimento auditivo e cognitivo das crianças.

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